A BNCC na Educação Infantil - MEC

Organização do tempo, do espaço escolar
 e dos materiais de apoio às aprendizagens


Progressão das aprendizagens





A  BNCC da Educação Básica

O que é a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. E, com isso, tem assegurados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento conforme preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC (2018) afirma que:
" [...] este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). "(MEC, BRASIL, 2018)
A BNCC para Educação Infantil está organizada:

Direitos de aprendizagem e de desenvolvimento


São seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se.
Campos de experiência
São cinco campos nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:
  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Os objetivos são organizados por 
faixa etária (bebês, crianças muito pequenas,
 crianças pequenas) para cada campo de experiência.
"A proposta pedagógica é a organização de de tudo
 e de todos dentro da escola para por o currículo em ação."
                                                     Guiomar Namo de Melo





Competências e Habilidades


Diferença entre Competências e Habilidades



Etapas e Especifidades


Igualdade e Equidade



Características, princípios e fundamentos pedagógicos da Educação Infantil



O papel do professor


A BNCC está organizada, primeiramente, em seis grandes direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, brincar, participar, Explorar, expressar e Conhecer-se.

A  BNCC define 5 campos de experiência: O eu, o outro, o nós / Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas / Fala, escuta, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Currículos e Propostas Pedagógicas
A Proposta Pedagógica é a organização de tudo e de todos 
dentro da escola para colocar o Currículo em ação.

Protagonismo docente e lideranças

Clima escolar: Práticas docentes e práticas de gestão




Acompanhamento e Avaliação das Aprendizagens

Plataforma MEC - BNCC na Educação Infantil - Disponível em: http://avamec.mec.gov.br/#/












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