Organização do tempo, do espaço escolar
e dos materiais de apoio às aprendizagens
Progressão das aprendizagens
A BNCC da Educação Básica
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. E, com isso, tem assegurados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento conforme preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC (2018) afirma que:
A BNCC para Educação Infantil está organizada:" [...] este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). "(MEC, BRASIL, 2018)
Direitos de aprendizagem e de desenvolvimento
São seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se.
|
---|
Campos de experiência |
---|
São cinco campos nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | |
---|---|
|
e de todos dentro da escola para por o currículo em ação."
Guiomar Namo de Melo
Competências e Habilidades
Diferença entre Competências e Habilidades
Etapas e Especifidades
Igualdade e Equidade
Características, princípios e fundamentos pedagógicos da Educação Infantil
O papel do professor
A BNCC está organizada, primeiramente, em seis grandes direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, brincar, participar, Explorar, expressar e Conhecer-se.
A BNCC define 5 campos de experiência: O eu, o outro, o nós / Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas / Fala, escuta, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Currículos e Propostas Pedagógicas
A Proposta Pedagógica é a organização de tudo e de todos
dentro da escola para colocar o Currículo em ação.
Protagonismo docente e lideranças
Clima escolar: Práticas docentes e práticas de gestão
Acompanhamento e Avaliação das Aprendizagens
Plataforma MEC - BNCC na Educação Infantil - Disponível em: http://avamec.mec.gov.br/#/
Nenhum comentário:
Postar um comentário