sábado, 8 de julho de 2017

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1 - CALCULADORA CHINESA (Ábaco Chinês). Processo de construção do conhecimento Matemático.
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A matemática sempre despertou no homem a curiosidade pelas relações exatas que dela se origina. Muitas sociedades, que se destacaram, usaram dessa ciência para orientar seus povos e dominar a natureza. Dentre as diversas culturas, a Chinesa teve um espaço privilegiado no trato da Ciência Matemática. Por esses caminhos orientais, vários autores seguiram e descobriram maravilhas construídas por essa cultura milenar que, até os dias atuais, despertam admirações.

Acreditando estar diante de um método, que não é novo, mas eficaz, venho desde 2002 pesquisando sobre o assunto e, em 2008, pude desenvolver um estudo acadêmico através de um curso de formação pedagógica pela UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro).

O método confere, ao aluno (a), possibilidade de erradicação da memorização da tabuada e compreensão exata da construção do mecanismo das operações matemáticas.



O instrumento, em destaque, recebeu diversas denominações pelos diversos povos que se utilizaram deste mecanismo de cálculo.
Os Chineses o denominaram Suan Pan, os Japoneses Soroban e no Brasil conhecemos por Ábaco. Na verdade o mecanismo é praticamente o mesmo tratando-se na verdade do Ábaco Chinês ou Ábaco Japonês.
Ao longo de mais de 15 anos venho aplicando o método e palestrando em diversas instituições de ensino público e privado. Grande é minha satisfação pelos resultados positivos de vários relatos de professores e alunos que se utilizaram do método.
Apliquei ensaios do método, em várias escolas dos municípios de Três Rios-RJ e Paraiba do Sul-RJ, dentre elas:

TRÊS RIOS
Colégio Estadual Moacyr Padilha
Colégio Estadual Condessa do Rio Novo
Colégio Estadual Coelho Pedroso
Colégio Estadual Professor Kopke
Colégio Municipal Walter Francklin
Escola Municipal Eurídice Ferreira
Escola Municipal Luther King
Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira
Escola Municipal Prof. Hermelindo A. Rosmaninho
Escola Municipal Juventino da Motta Moraes
Colégio Santo Antônio

PARAIBA DO SUL

Colégio Estadual Monsenhor Francisco
Colégio Estadual Barão de Palmeiras

Palestras proferidas em:

Semana Acadêmica CEDERJ- Três Rios
Casa de Cultura - Lorena/SP
Academia de Letras - Barra Mansa/RJ
Fórum de Cultura - Três Rios




2 - Técnicas de Memorização.


Justificativa
            Memorizar não se resume em simplesmente decorar e sim em técnicas para resgatar o aprendizado a ser utilizado em um determinado momento. De acordo com Loraine, ensina-se tudo na escola, menos como se lembrar do que foi ensinado. Nesse sentido, Memorização deveria ser uma disciplina da grade escolar.

Objetivos
     Memorização de textos
     Memorização de sequências numéricas

Público alvo

         Alunos/as a partir do 6º ano, professores e demais pessoas interessadas.




3 - Técnicas para aumentar a probabilidade de acertos em vestibulares e concursos.

Justificativa
            Por mais que se estude determinado conteúdo e que se tenha plena convicção de conhecimento, por que persiste a dúvida no momento de selecionar a resposta correta nas avaliações?

Objetivos
    Organizar uma melhor forma de estudo
    Orientar o candidato para a avaliação
   Identificar as “armadilhas” ou “pegadinhas” que a banca insere   entre as possíveis respostas para confundir o candidato

Público alvo

            Alunos/as do 3º ano do Ensino Médio, professores e demais pessoas interessadas em disputar vagas em concursos.



4 -           Esperanto Língua Internacional
 
Estimular o estudante ao aprendizado do idioma Esperanto, iniciado pelo polonês Lázaro Zamenhof, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de estruturas linguísticas e união fraterna dos povos.




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